As obras do projecto de 70 milhões de euros no Príncipe começa a partir de Abril deste ano

Escritório provisório HBDPríncipe, 22/03/2012 – O início das obras  prevista este ano, para o alargamento da pista do aeroporto do Príncipe, para mais de 1800 metros, permitindo a aterragem de aeronaves de médio porte e melhorar acessibilidades na região que faz parte do projecto de investimento do grupo HBD foram adiadas para início do ano 2013,  por causa dos atrasos registados na assinatura do acordo administrativo de investimento com o Governo Central.

Segundo o Director Executivo do grupo sul-africano, HBD-Vida Boa, Nuno Rodrigues,  as  obras da nova pista não terão lugar este ano porque era necessário que o contrato  com o empreteiro fosse assinado em dezembro do ano passado.  “Quanto a começar este ano digo muito sinceramente e com muita pena minha que já não será possível, porque  para que isso acontecesse era necessário que o contrato com o empreiteiro fosse assinado até 21 de Dezembro de 2011, o que não aconteceu.  Neste momento se assinarmos o contrato com um empreiteiro dentro de dois meses, ele terá que fazer a mobilização que não poderá ser feita antes de Outubro, que  é a época das chuvas, o que torna inviável início das obras.  Portanto, a obra  que estava prevista para este ano, começará em Fevereiro ou Março do ano que vem”, disse Nuno Rodrigues em uma entrevista.

Entretanto, Nuno Rodrigues sublinhou  que o projecto de expansão do aeroporto já foi apresentado  ao governo, e o Instituto Nacional de Avição Civil (INAC) já se pronunciou sobre o assunto  e brevemente terão em mãos o estudo do impacto ambiental que é fundamental  para implemantação da obra.

O director   avançou ainda que o o grupo sul-africano já está a negociar com dois empreiteiros que apresentaram melhores propostas, todavia  salientou que caberá ao Estado são-tomense através do Governo dar a permissão final para o início das obras.

Por outro lado,  o representante do Governo Regional  que está a acompanhar  todo o

Ilha do Príncipe

processo do projecto do grupo HBD Vida Boa, Rogrigo Cassandra informou ao Nutixa Yé que o Governo Regional ainda não pronunciou oficialmente  sobre o adiamento  até  2013 da obra da pista do aeroporto,  porque ainda vão discutir e  analisar essa questão junto a empresa HBD, tendo em conta o cronograma que existe para ser cumprido.

Porém,  Cassandra disse ainda que após todas as batalhas travadas com o Governo Central para que o acordo administrativo  fosse assinado, o Governo Regional e toda a população do Príncipe têm que   fiscalizar o trabalho  do grupo HBD para que as obras  sejam realmente cumpridas e no prazo estabelecido.

Rodrigo Cassandra aproveitou para informar ainda que há um processo a decorrer no Tribunal de Contas (TC) que é a validação dos contractos de concessão e os contractos adiministrativos de investimento.  Todavia,  disse que  o Governo Regional já apresentou o projecto para TC  e assegurou que o tribunal está sensível para dar a autorização  legal e jurídica  a HBD para o aranque das obras.

O acordo administrativo de investimento que permite  o investimento de mais de  70 milhões de euros nos próximos 9 anos na ilha do Príncipe na  área de agricultura, educação, hotelaria e turismo   foi assinado na tarde de quinta – feira (16/03), entre o Governo e o grupo privado sul africano HBD – Vida Boa na capital do país, São Tomé.  Já para Abril vai começar a obra de edificação de uma ceração, espaço onde irá preparar toda a matéria prima para os projectos que o grupo HBD Vida Boa  tem na região.

Fotos: Plácida Lopes
Texto: Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251011/013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s