Governo Regional da Madeira estabelece protocolo de cooperação entre a Madeira e o Principe

Príncipe, 30/03/2012 – O Governo Regional da Madeira mandatou  na última quinta-feira (29/03), o Secretário Regional do Ambiente e Recursos Naturais para coordenar um protocolo de cooperação entre a Região Autónoma da Madeira e a Região Autónoma do Principe que seguem  dois objectivos essenciais.

O primeiro objectivo concretiza-se pelo estabelecimento de contactos regulares, quer no quadro institucional quer no âmbito de projectos e iniciativas incluídas no próprio programa de cooperação quer em outras em que a Madeira e o Príncipe já participam individualmente como por exemplo,   Reservas da Biosfera da UNESCO.

O segundo objectivo deve dar prioridade a formação de quadros na área da gestão da floresta; formação técnico científica nos laboratórios regionais nas áreas da agricultura, floricultura, pescas; formação ao nível de sistemas de informação geográfica; formação de estudantes ao nível  técnico-profissional  como o turismo, ambiente, administração, informática e formações  superiores.

Além disso, o protocolo  visa também  apoio técnico ao nível da energias alternativas, em especial no aproveitamento dos recursos hídricos,  apoio na capacitação para a formação de um corpo de bombeiros no Príncipe, numa lógica integrada de protecção civil e cooperação na área da investigação no domínio da história das Ilhas.

A cooperação entreas  duas regiões insulares e autónomas via na exploração e partilha de novos modelos de organização e desenvolvimento sócio-económico e; na cooperação técnico-científica, especialmente ao nível da capacitação de quadros e cidadãos.

Foto: Plácida Lopes
Texto: Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251011/013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.