Príncipe tem um Plano que prevê desenvolvimento sustentável da ilha nos próximos 15 anos

Príncipe, 02/04/2012 – Plano e Agenda do Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Príncipe  é um documento que nos próximos 15 anos  deverá orientar todas as acções do Governo Regional do Príncipe com vista ao desenvolvimento sustentável da Região Autonóma do Príncipe. Educação, saúde, infra-estruturas e transportes são os sectores prioritários deste plano.

O plano que mostra os caminhos que a ilha do Príncipe deve seguir para atingir o desenvolvimento sustentável, foi apresentado oficialmente  no Príncipe e em São Tomé no mês de Março.

O documento prevê uma região autónoma próspera dentro de próximos 15 anos, cujo o  modelo de desenvolvimento basea-se na cadeia de valores da ilha e na relação do homem  com a natureza, turismo responsável e sustentável como instrumento de marketing territórial e construção de uma economia sustentável, alicerçada nos valores e matrizes do território visando a conservação da natureza, recursos naturais e reconhecimento do enorme património natural e cultural que a ilha tem.

O plano que levou nove meses de execução foi desenvolvido pela ESSENTIA, uma empresa de desenvolvimento e gestão de projetos,  em parceria  com  o Governo Regional do Príncipe.

“Todos  os sectores de intevenção da região e  toda a sociedade civil foram chamados a  participar no processo  de desenvolvimento deste plano que seguiu todo o caráter científico para de fato traçarmos um plano que prevê um desenvolvimento sustentável da ilha do Príncipe. Portanto, todos os projectos e  investidores que querem investir no Príncipe,  terá que compartilhar a visão deste plano e  obedecer aquilo que está no plano”, afirmou Tó Zé Cassandra.

Para o plano ser implementado nos próximos 15 anos, o Governo Regional terá que angariar 73 milhões de euros. “Vamos começar uma diplomacia junto aos parceiros de desenvolvimento de São Tomé e Príncipe e das entidades privadas para darmos início a este processo”, disse o presidente do Governo Regional, Tó Zé Cassandra.

Veja o documento completo –  III relatório  Plano e Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Príncipe

Fotos: Plácida Lopes
Texto: Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s