Balanço do Conselho do Governo Regional do dia 17 de Abril

 Situação Interna

Relativamente à situação interna o Conselho constatou , com satisfação, a diminuição relativa de criminalidade na ilha, produto de acções enérgicas desenvolvidas em conjunto pelas autoridades de manutenção da Ordem Pública.

O Conselho constatou também que muitas obras executadas no Príncipe não são do conhecimento do sector competente, pelo que recomendou adoptar o príncipio de que nenhuma obra pode ser efectuada na Região Autónoma do Príncipe (RAP) sem o conhecimento da Secretaria Regional de Infraestruturas e, dependendo da dimensão e da importância das obras, deve o Conselho do Governo decidir tendo em consideração o Plano e Agenda de Desenvolvimento definido para o Príncipe.

Tendo em conta o atraso verificado nas obras de requalificação financiadas pelo governo, a saber: Reabilitação da electrificação do hospital e instalação de aparelhos de ar ondicionado; construção de cento e cinquenta carteiras para o ensino secundário e abastecimento de água da região de Ôquê Daniel, o Conselho orientou a criação de uma Comissão multisectorial para, no prazo de uma semana, conhecer o ponto de situação e elaborar um relatório.

O conselho orientou ainda a Secretária Regional de Ambiente Recursos Naturais Infraestruturas e Ordenamento do Território a efectuar diligências no sentido de serem respostos os sinais de trânsitos que foram vandalizados.

Relativamente aos terrenos privados abandonados e situados arredores da cidade, o Conselho orientou a Secretaria Regional de Infraestruturas a inventariá-los a contactar os respectivos proprétários com vista a melhor administração dos mesmos.

Proposta para o novo tarifário de exploração florestal

Quanto à proposta para o novo tarifário de exploração florestal, após a sua aprecição, o Conselho do Governo orientou a Secretária Regional de Ambiente Recursos Naturais Infraestruturas e Ordenamento do Território para aplicação da tabela diferenciada em função dos objectivos que se propõem atingir.

Nova equipa médica para RAP

A definição de nova equipa médica de trabalho para RAP mereceu igualmente a atenção do Conselho do Governo, tendo em conta as mudanças do corpo clínico que se vêm verificando a nível nacional. Considerando as caractéristicas e especificidades da RAP conclui que o Príncipe deve ter, no mínimo, três médicos efectivos e nela residentes.

Plano e Agenda de Desenvolvimento Sustentável

O Conselho do Governo aprovou o Plano e Agenda de Desenvolvimento Sustentável da Ilha do Príncipe e vai posteriormente submetê-lo para apreciação e aprovação na Assembleia regional.

Realização das Jornadas Regionais de Saúde e de Direito

O Conselho do Governo aprovou a realização da Segunda Jornada Regional de Saúde sob o lema “Juntos, Mudemos de atitude”, a ter lugar nos dias 24 e 25 de Abril, data que se assinala o Dia Mundial de Luta contra o Paludismo. Essa jornada contará com a participação de alguns médicos que laboram em São Tomé, mas que trabalham com o Príncipe no combate aos flagelos que fustigam a saúde da população.

Nos dias 24 e 25 de Abril serão de igual modo realizada a Jornada Regional de Direito com a parceria da Ordem dos Advogados.

Comissão para os festejos do dia 29 de Abril, Dia da Autonomia

Para os festejos do Dia 29 de Abril, Dia da Autonomia do Príncipe, foi criada uma Comissão presidida pelo Engenheiro Silvestre Umbelina.

Foto: Plácida Lopes
Texto: Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Uma resposta a Balanço do Conselho do Governo Regional do dia 17 de Abril

  1. Fantasma diz:

    Relativamente as casas abandonadas é bom que o senhor presidente comece a tomar medidas com o senhor secretario das infraestrutura pq ele é um dos que tem algumas casas por la e terrenos sem fazer nada. fui.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s