Os estivadores do Porto do Príncipe já estão aliviados de trabalho braçal

Nova Grua em funcionamento

Nova Grua em funcionamento no Porto do Príncipe

Príncipe, 23/04/2012 – A nova grua já está em funcionamento no Porto do Príncipe. O novo equipamento tem capacidade para 30 toneladas e começou a funcionar na última sexta-feira (20/04).

A grua custou cerca de 230 mil euros, num projecto bastante amplo que comporta a reabilitação e modernização do Porto da Região Autónoma do Príncipe (RAP) e conta com o financiamento da União Europeia.

Para o manuseio da máquina, está na região uma equipa técnica formada por dois indivíduos que vieram de São Tomé, após uma formação em Angola sobre técnicas de funcionamento com máquinas de grandes portes, para instruir os técnicos que trabalham no Porto do Príncipe.

Esta grua tem capacidade para 30 toneladas, mas segundo um dos técnicos vindo de São Tomé, por precaução nesta fase inicial a máquina irá fazer serviço de apenas 20 a 25 toneladas.

Esta grua tem  capacidade para 30 toneladas

Esta grua tem capacidade para 30 toneladas

Recorda-se que a antiga e única grua que estava ao serviço do Porto da região há 33 anos, caiu no fundo do mar em 2009 durante uma operação de descarga. E há mais de três anos que os estivadores daquele Porto se viram obrigados a realizar todo o trabalho manualmente.

Segundo o secretário das Infraestrutura, Nestor Umbelina, esta máquina é isdispensável para viabilizar e aliviar o trabalho manual que os estivadores da reagião tinham na descarga das mercadorias.

A compra da nova grua é fruto de esforço do Governo Regional junto a União Europeia. Quanto a reabilitação e modernização do Porto, o secretário disse que o estudo de viabilidade do Porto do Príncipe já está sendo feito, na perspectiva de convertê-lo numa plaforma de desenvolvimento da região no Golfo da Guiné. Foto: Plácida Lopes
Texto: Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s