“Príncipe conheceu grandes progressos com a sua Autonomia”

Príncipe, 02/05/2012 – O presidente do Governo Regional do Príncipe (GRP) , Tó Zé Cassandra fez o balanço positivo  na  comemoração do 17º Aniversário da Autonomia da ilha do Príncipe que foi celebrado  no domingo (29/04) .

A extensão energética a toda a ilha do Príncipe, formação e qualificação dos quadros , instalação do ensino secundário até 11º ano e proposta para 12º ano que está em curso, organização e distribuição de água potável a toda a cidade de Santo António e  proposta de levar água a  todas as comunidades da ilha que também está em curso , aprovação  do Plano e Agenda de Desenvolvimento Sustentável da ilha do Príncipe,  a adesão do Príncipe a Rede de Reservas da Biosfesra do Atlântico,  a proposta da candidatura da ilha do Príncipe a Reserva Mundial da Biosfera  da UNESCO que será analisada em julho deste ano, o processo de  investimento estrangeiro orçado em cerca de 70 milhões de euros nos próximos 30 anos são séries de projectos que só foram possíveis levar a cabo  com a autonomia.

Segundo o presidente Tó Zé Cassandra, todos esses projectos vão de encontro com a solução dos problemas dos cidadãos. “Príncipe conheceu grandes progressos com a sua Autonomia. Tudo que conseguimos realizar até hoje, os projectos citados, foi graças a Autonomia. E ainda não fizemos tudo. Hoje temos que bater para  encontrar soluções  para muitos outros problemas que a população enfrenta e para o desenvolvimento do Príncipe. E  esta luta é para que  de facto, o Príncipe venha a crescer  e tudo que estamos a fazer  é sempre numa pespectiva da coesão nacional, porque se o  Príncipe estiver bem  é  São Tomé e Príncipe que estará bem”, afirmou o presidente Tó Zé Cassandra durante o seu discurso.

O presidente disse ainda que o GRP reiteira a sua disponibilidade para em conjunto com o Governo Central, trabalhar em prol da articulação plural e subsidiária das comunidades que integram as duas ilhas. “A Autonomia não constitui uma questão regional, mas uma questão de Estado, a par da solidariedade e equidade, como príncípio de modelo arquitectural de construção de um novo paradigma político organizacional , no contexto arquipelágico.  A Autonomia é um potente instrumento de garantia da unidade do Estado tendo em conta os resultados mais recentes da sua avaliação”.

O presidente TÓ Zé Cassandra salientou também no seu discurso o seguinte: “O Príncipe precisa, urgentemente, de uma lei de Finanças Regionais que acautele e promova o princípio de solidariedade nacional e contribua para a eliminação das desigualdades resultantes da situação de dupla insularidade com a qual a região vive e luta, para potenciar a realização da convergência económica entre o espaço regional e restante território nacional e permitir a realização dos objectivos Orçamentos Regionais”,  defendeu Tó Zé Cassandra.

Durante o acto central foram homenageados algumas personalidades que lutaram para que o Estatuto Político e Administrativo da Região Autónoma do Príncipe  fosse aprovado como, o ex presidente da Assembleia Nacional, Francisco Silva, o presidente da República, Manuel Pinto da Costa, o representante do Programa Saúde para Todos, Dr. Edgar Neves, ex  vice-presidente da Assembleia Nacional, Eugénio Tiny  e outros.

O primeiro ministro e chefe de governo, Patrice Trovoada  que presidiu o acto, na sua intervenção também rendeu homenagem a todos que defenderam  a autonomia da RAP e a presidente do Governo Regional pelo seu espírito de liderança e atitude  e disse que esta é a única maneira de assegurar desenvolvimento do Príncipe.  “ Depois dos resultados mais recentes da vavaliação da autonomia do Príncipe, temos que reconhecer que esta trouxe progresso para o Príncipe . Fico bastante tranquilo porque o Príncipe está no bom caminho e a prática do novo estatuto irá permitir o país alcançar novas conquistas, tendo sempre em conta,  o trabalho, unidade e disciplina em tudo quanto fazemos.  A população do Príncipe pode contar  com o Governo Central no processo do desenvolvimento do país respeitando sempre a autonomia do Príncipe” ,  disse o  primeiro ministro Patrice Trovoada durante o seu discurso.

Príncipe é uma região autónoma desde 29 de abril de 1995 e seu Estatuto Político e Administrativo foi aprovado em 2010. O acto central do 17º Aniversário da Região ficou marcado com apresentações de vários grupos culturais da região e aconteceu no Centro Cultural do Príncipe.

Estiveram presente na cecimónia o Presidente da Assembleia Legislativa Regional, Jão Paulo Cassandra, Ministro da Descentralização e Assuntos Parlamentares, Arlindo Ramos, Ministrada Saúde, Ângela Pinheiro, Secretária dos Assuntos Sociais e Institucionais, Natália Umbelina, Secretário para os Assuntos Económicos e Financeiros, Hélio Lavres, Secretário das Infraestrutura, Nestor Umbelina, o  presidente de Câmara de Penafiel, Dr. Alberto Santos entre outros convidados.

Foto:Plácida Lopes
Texto: Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a “Príncipe conheceu grandes progressos com a sua Autonomia”

  1. Florentina Diogo diz:

    Desejo ao presidente do Governo e a sua comitiva êxitos, e que essa data seja sempre repleta de inovaçoes e projectos concretizados para a nossa ilha.

  2. nando pina na diáspora - em c.v. diz:

    Apesar de tardiamente, gostaria de parabenizar a populaçao da Regiao Autonoma do Principe em geral e em particular o seu Presidente, Tó Zé Cassandra, pela passagem do 17º aniversário da autonomia. Votos de muito sucesso a todos e que melhores dias virão para o bem estar do povo desta belíssima ilha que me viu crescer.
    Um abraço do Nando Pina, desde Cabo Verde.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s