CST investe mais de 120 mil euros em energias renováveis no Príncipe

Inauguração do projecto piloto de energias renováveis no Príncipe

Inauguração do projecto piloto de energias renováveis no Príncipe

Príncipe, 03/05/2012 – Este é um projeto piloto que surge da necessidade de garantir a melhor qualidade de serviço, pela melhor viabilidade dos sistemas no quadro de sustentabilidade da empresa CST (Companhia São-tomense de Telecomunicações ) e vai de encontro com à visão estratégica de desenvolvimento sustentável definida pelo Governo Regional do Príncipe que defende a preservação do meio ambiente.

Segundo o administrador da CST, João Jardim, a escolha da CST por esta estação no Príncipe , nao foi por acaso. “Sendo uma estação num local remoto que tem espaço, disposição solar e de vento, está numa região onde se impõe preservar a natureza, querendo assim a CST contribuir com bons exemplos. E o Governo Regional pode contar com a contribuição da CST no Príncipe na ação activa para o desenvolvimento da ilha. E tudo que trouxemos de inovação e desenvolvimento para o país, será o Príncipe da mesma forma beneficiado”, disse o administrador Jardim.

As duas novas fontes de energia renováveis instalada pela CST visa a sustentabilidade pela melhor preservação do meio ambiente e pela redução dos custo de exploração. Com efeito este sistema pioneiro em São Tomé e Príncipe de alimentação combinada de duas energias alternativas, a solar e a eólica, vem diminiur a utilização das energias fósseis poluentes, enquadrante numa política de preservação da natureza defendida e prosseguida pelo Governo Regional do Príncipe.

CST aposta em energias renováveis no Príncipe

CST aposta em energias renováveis no Príncipe

O projecto piloto no Príncipe é um investimento que a médio prazo irá permitir a redução de despesas de manutenção e funcionamento com poupança sensíveis no consumo de combustível, além de ser um sistema mais viável do que alimentação das energias tradicionais que sofem cortes e estão sujeitas a avarias e visto que permite a combinação de duas energias limpas disponíveis, cada uma em quantidade moderada suficiente para uma autonomia de consumo de instalações, pode também ser replicado noutras instalacões localizadas na região.

O presidente do Governo Regionaldo Príncipe, Tó Zé Cassandra congratulou com o projecto e disse que a empresa CST interpretou bem a visão estratégica de desenvolvimento sustentável do Príncipe. “Penso que este exemplo é de todo necessário para podermos no futuro tirarmos partido desta experiência que a CST vem nos brindar, de forma nós podermos tentar levar para todo Príncipe energias renováveis numa perspectiva clara de redução do custo. Além disso, a empresa CST interpretou bem a visão de desenvolvimento do Príncipe, que é apostar nas energias limpas protegendo e conservando cada vez mais a nossa natureza, o nosso ecossistema e a nossa biodiversidade”.

Projecto piloto em energias eólica e solar inaugurado com sucesso no Príncipe

Projecto piloto em energias eólica e solar inaugurado com sucesso no Príncipe

Por outro lado, o presidente alertou também que cabe a população local ser responsáveis para garantir no futuro funcionamento deste sistema energético na região.

A primeira estação de produção conjunta de energias eólica e solar na Ponta Mesa, no norte da ilha do Príncipe, foi um investimento de mais de 120 mil euros e inaugurada com sucesso.

Foto:Plácida Lopes
Texto: Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s