Está na ilha do Príncipe o ministro da Educação para uma visita de trabalho

Ministro da Educação, Olinto Daio reune com o presidente José Cassandra

Ministro da Educação, Olinto Daio reune com o presidente José Cassandra

Príncipe 18/05/2012– Convidar o presidente do Governo Regional a capital do país, São Tomé, para participar no Fórum Nacional da Educação, evento este de irá decorrer entre os dias 5 e 7 de Junho do ano corrente,  no Palácio dos Congressos e conhecer a situação da educação na região constitui objetivo da visita do ministro da Educação, Olinto Daio à Região Autónoma do Príncipe.

O ministro da Educação chegou na manhã de quinta-feira ( 17/05), e encontrou com o presidente  do Governo Regional do Príncipe,  José Cardoso Cassandra e a Secretária dos Assuntos Sociais e Institucionais,  Natália Umbelina por voltas das 10 horas.  Durante o encontro que durou cerca de 2 horas  foram discutidos assuntos  relacionados  a maiores problemas que a educação enfreta na região como falta de professores qualificados, falta de escolas, falta de um liceu na região,  baixo rendimento escolar, a garantia de qualidade ensino básico, a necessidade de se  investir mais no ensino pré-escolar entre outros assuntos.

Para o ministro Olinto Daio há toda necessidade do Ministério da Educação investir mais no ensino pré-escolar para garantir a qualidade  e a taxa de escolaridade do ensino básico e reduzir a taxa de repetências do ensino secundário, uma vez que 86% dos alunos que entram para 7º ano apenas 46% terminam o 11º ano.

O outro assunto de extrema importância que foi abordado durante a reunião foi a formação dos professores. Para Daio este assunto constitui uma preocupação atendendo que os professores que encontram-se no sistema escolar apenas 51% são formados.  “Os professores com idades compreendidas até os 25 anos trabalham sem qualquer formação pedagógica, daí que há toda a necessidade trabalhar no sentido de garantir formações para dar respostas aos  problemas que a educação tem”, disse o ministro Daio.

A sua estada a região serviu também para reunir com os professores e metodólogos  para conhcer as suas realidades e visitar as escolas da ilha.

Foto: Milay Costa
Texto: Milay Costa, Revisão:Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s