A representante da UNICEF em STP realiza primeira visita oficial a RAP

Representante da UNICEF Tanya Radosavljevic  realiza a primeira missão oficial  a RAP

Representante da UNICEF Tanya Radosavljevic realiza a primeira missão oficial a RAP

Príncipe, 28/05/2012 – A representante da UNICEF em São Tomé e Príncipe, Tanya Radosavljevic que fez acompanhar da sua adjunta Rute Leal estiveram na Região Autónoma do Príncipe (RAP) na semana passada,  para uma visita  oficial para apresentar os programas que a UNICEF  pretende cooperar com o Governo Regional nos próximos cinco anos.

Durante a sua  primeira missão de três dias a  RAP, Tanya Radosavljevic  encontrou-se com o Presidente do Governo Regional do Príncipe (GRP), José Cardoso Cassandra, e sobre a mesa estiveram alguns temas importantes como as cooperações que a UNICEF irá desenvolver juntamente com o Governo Regional do Príncipe na área de boas práticas na primeira infância, água e saneamento básico, a estratégia de redução da pobreza no que diz respeito a área de proteção social, fortalecimento das capacidades dos professores do ensino básico, competência de vida para os jovens, proteção das crianças e prevenção do VIH /SIDA nesta região.

Após a reunião com o presidente do GRP, Tanya Radosavljevic disse que a UNICEF  irá apoiar o programa de boas práticas na primeira infância, onde irão ensinar as crianças a  fazer o bom uso da água, estar saudável e limpas, irá desenvolver também projecto de competência de vida para os jovens  com intuito de ajudar os adolescentes e jovens a não abandonar os estudos e evitar gravidez precoce, fornecer formações aos professores de ensino básico como forma de assegurar a qualidade de ensino e aprendizagem, reforçar o apoio a campanha de prevenção do VIH/SIDA.

Sobre a área de proteção Social,  Tanya Radosavljevic  disse que a  UNICEF está a apoiar o governo a elaborar uma política de uma estratégia Nacional de redução da pobreza como forma de proteger as famílias mais desfavorecidas  a não cair na probreza extrema.

Ainda em sua missão a RAP, a delegação da UNICEF reuniu-se com os professores para discutirem e validar os materiais comunicativos  de boas práticas na primeira infância e o calendário das actividades da UNICEF para o próximo ano. Além disso,  aproveitaram a estadia no Príncipe para visitarem algumas escolas e creches da região de forma a avaliar as realidades existentes.

A  mais nova representante da UNICEF em STP, Tanya Radosavljevic considera de positivo o trabalho da UNICEF no país e disse que tem havido uma apropriação por parte do governo e da população. “ A UNICEF está em São Tomé e Príncipe a tratabalhar para as pessoas e com as pessoas  de forma a ajudar o país a resolver os seus maiores problemas e desafios. Estamos a trabalhar e a lutar com apoio dos são-tomenses, mas há muito trabalho pela frente”, disse Radosavljevic.

Foto: Plácida Lopes
Texto: Milay Costa, Revisão: Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s