Príncipe em acção para erradicação do paludismo

População engajada para erradicação do paludismo no Príncipe

População engajada para erradicação do paludismo no Príncipe

Príncipe, 29/05/2012 – Cerca de vinte pessoas das comunidades de S. António II e Reta de Porto Real realizaram no último sábado uma acção de  limpeza nas valas e rios da Reta de Porto Real. O trabalho previsto para as 6 h da manhã,  iniciou por volta das 8 h por causa da forte chuva que se fez sentir naquele dia.

Esta é uma iniciativa do Governo Regional do Príncipe (GRP), que tem como objetivo eliminar todas as fontes de paludismo no Príncipe deixando limpa a cidade de S. António e insere-se no quadro da pré-eliminação do paludismo na Região Autónoma do Príncipe (RAP).

Há dois meses que esta equipa organizada pelo presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cardoso Cassandra, juntamente com os moradores das comunidades  estão a levar a cabo esta acção de limpeza. O trabalho já foi feito nas comunidades de Brigada, S. António II, Lenta Piá, Ribeira Formiga e pretende estender-se a todas as comunidades da cidade de S. António e satélites onde possui valas, rios, lagos, pântanos e  charcos.

Príncipe conta consigo para eliminação do paludismo

Príncipe conta consigo para eliminação do paludismo

O morador da Reta de Porto Real, Vado Boss, apelou mais  participação  das comunidades nesta  acção de limpeza, tendo em conta a importância da mesma para a nossa saúde e prevenção do paludismo.  “Este trabalho de limpeza é para manter limpa a nossa cidade e tem  como objectivo abranger toda a ilha na perspectiva de eliminar todas as fontes de paludismo, porque prezamos pela boa saúde no Príncipe”, disse o participante  Vado Boss.

Por outro lado, o morador Cremildo de Brito que  vem apioando desde início esta acção  de limpeza,  apela também apoio da Direção Regional de Saúde.  “Este  serviço de limpeza vem eliminar todos os lixos permitindo que as águas correm para o rio  sem obstáculos nenhum,  evitando assim acúmulo de águas nas comunidades  e produção de mosquitos. Por isso, queremos pedir também apoio dos agentes de saúde nesta ação de limpeza, porque  o nosso objectivo é eliminar todas as fontes de mosquito na região”,  apelou  o participante Cremildo Brito.

Na luta contra o paludismo, moradores de S. António II e da Reta de Porto Real promovem limpeza nas valas e charcos na cidade de S. António

Na luta contra o paludismo, moradores de S. António II e da Reta de Porto Real promovem limpeza nas valas e charcos na cidade de S. António

A limpeza que iniciou  no sábado (26/05), na vala em frente ao Estádio 13 de Junho na Reta de Porto Real,   percorreu a vala atrás do Cemitério S. António e irá continuar no próximo sábado (02/06/2012), pelas 6 horas da manhã  e estenderá  até as comunidades atrás do Estádio 13 de Junho. Participaram nesta acção de limpeza os deputados regionais Antónia Nunes e Júlio Mendes e apela-se a todos os moradores das comunidades desta região para participarem.

Foto: Plácida Lopes
Texto:Plácida
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s