Em seis anos de governação, GRP consegue levar energia elétrica a cinco comunidades do Príncipe

Presidente Cassandra inaugura a instalação de energia elétrica na Comunidade de Abade

Presidente Cassandra inaugura a instalação de energia elétrica na Comunidade de Abade

Príncipe, 12/06/2012 – Em seis anos de governação, o Governo Regional do Príncipe (GRP) consegue levar energia a pelo menos cinco comunidades do Príncipe. Ontem foi a vez da comunidade de Abade, no sul da ilha. O presidente do Governo Regional do Príncipe (GRP), José Cardoso Cassandra inaugurou as 18 horas e 30 minutos de ontem a instalação da rede eléctrica na comunidade de Abade.

Esta conquista é o resultado de um projecto da rede elétrica para todo o Príncipe que o actual governo tem em carteira e que visa o desenvolvimento integrado da Região Autónoma do Príncipe.

De acordo com o presidente Cassandra, a perspectiva do Governo Regional é levar energia a todas as comunidades do Príncipe. “ O Príncipe ganha com mais uma comunidade que está a ser beneficiada com energia hoje. Esta ação é consequência de um projeto que temos de levar energia a todo o Príncipe. As nossas ações têm que visar em primeiro lugar as pessoas, porque só assim vamos desenvolver o Príncipe. Com energia, Abade vai poder  desenvolver sozinha. O governo fez a sua parte, e cabe Abade agora fazer também a sua parte, para juntos desenvolvermos o Príncipe e consequentemente o nosso país”, afirmou o presidente Cassandra.

Abade é uma comunidade piscatória com cerca de 300 pessoas e fica 9 km da capital, Santo António. Antes a única forma de conservação de peixe era através de salga.

Moradores da comunidade de Abade testam energias em suas casas

Moradores da comunidade de Abade testam energias em suas casas

Para Adilson Alves, residente em Abade, com instalação de energia irá proporcionar aos pescadores daquela comunidade novas formas para conservação de peixe e mais oportunidades de negócios. “Sinto feliz com instalação de energia aqui, porque vai nos oferecer novas oportunidades.  E como Abade é uma zona piscatória, além de usar energia em nossas casas, podemos comprar arca para conservar o peixe e fazer outros negócios”.

O GRP começou o projecto de instalação de energias a comunidades em 2007. A primeira comunidade a ser beneficiada foi Porto Real, a seguir Bela Vista, Sundy, Azeitona e agora Abade.

Para instalação de energia, nas zonas de Azeitona, Abade e Hospital velho poposta para o ano 2011/2012, o orçamento era de 17 mil milhões de dobras. Segundo o Secretário das Infra-estrutura e Meio Ambiente, Nestor Umbelina, Hospital Velho e Ponta do Sol são as próximas comunidades a serem beneficiadas com energia eléctrica ainda este ano.

Foto: Plácida Lopes
Texto: Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s