Príncipe preste a pertencer a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO

Reunião de 24 ª sessão do Conselho Internacional de Coordenação do Programa MAB, Paris

Reunião de 24 ª sessão do Conselho Internacional de Coordenação do Programa MAB, Paris

Príncipe, 10/07/2012 – Novas reservas da biosfera serão adicionadas ao Programa MaB (Homem e a Biosfera) durante a 24 ª conferência  do Conselho Internacional de Coordenação do Programa MAB a decorrer em Paris entre 9 à 13 Julho na Sede da UNESCO (Sala XII).

Este ano, foram apresentadas 24 novas candidaturas à Reserva Mundial da Biosfera. A Região Autónoma do Príncipe (RAP) está entre os 13 primeiros candidatos que já receberam a recomendação favorável de nomeação para aprovação da sua candidatura.

Depois da avaliação do dossier de candidatura feita pela UNESCO, o organismo responsável pela atribuição do título, em Setembro do ano passado, o resultado final será apresentado amanhã quarta-feira 11 de Julho, um dia antes de independência de São Tomé e Príncipe tomada em 12 de Julho de 1975.

Segundo o presidente do Governo Regional do Príncipe, José Cardoso Cassandra, a RAP preenche todos os requisitos necessários pela sua riqueza natural, diversidade cultural, ambiental e social para ter a sua candidatura aprovada.

A classificação da ilha do Príncipe como Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO é importante, porque visa contribuir para a conservação do património natural, da diversidade biológica, das paisagens, das espécies e dos ecossistemas; promover um desenvolvimento socioeconómico sustentável da ilha; preservação das tradições e costumes; valorização dos produtos locais; formação e educação ambiental; trocas de experiências e vantagens económicas como atracão de investimento e turismo, reconhecimento internacional, fomento de investigação científica e valor acrescentado ao modo de vida e à economia da Região Autónoma e do País.

Presidente Cassandra expectante na reunião de 24ª CIC do Programa MaB

Presidente Cassandra expectante na reunião de 24ª CIC do Programa MaB

Durante esta sessão, o Conselho Coordenador analisará também novas propostas e pedidos de prorrogação de 22 países.

Existem mais de 580 Reservas da Biosfera distribuídas em 114 países. As Reservas da Biosfera não substituem os parques naturais. São locais onde as comunidades, os governos e os cientistas trabalham em conjunto em novas práticas para as pessoas viverem em harmonia com a natureza.

O Programa MAB tem como base as ciências naturais e sociais para o uso racional e sustentável e conservação dos recursos da biosfera e para a melhoria do relacionamento global entre pessoas e o seu ambiente.

Para tanto, o Programa MaB apoia desde 1970, pesquisa interdisciplinar sobre as dimensões ecológica, social e económico da perda de biodiversidade e, desde 1989 atribui também prémios de até $ 5.000 aos jovens pesquisadores sobre ecossistemas, recursos naturais e da biodiversidade. Este prémio é concedido a cada dois anos pela excelência na gestão das reservas da biosfera.

Foto: Plácida Lopes/Daniel Ramos
Texto: Plácida Lopes
Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Príncipe preste a pertencer a Reserva Mundial da Biosfera da UNESCO

  1. Filipe Nascimento diz:

    Afinal já foi mesmo aprovado, pelo que o site já devia ter apurado a notícia pelo lapso de tempo decorrido. Contudo, parabéns a todos. Viva a ilha.

  2. Adelino Cassandra diz:

    Boa notícia para o Príncipe e para todo o arquipélago. Há que criar condições internas, em termos de organização e método, para potenciar as vantagens decorrentes deste propósito. Para tal o governo central e o regional, têm de construir alicerces, em concertação estratégica, para tirarem todo o proveito, eventualmente proporcionado por esta iniciativa, que, sobretudo, atribui significado político ao futuro, num contexto em que as exigências e pressões sobre os recursos naturais, no presente, fragiliza as condições de existência deste mesmo futuro.
    Um abraço para todos
    Adelino Cassandra

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s