UMPP promove abertura de ano Político, numa cerimónia presidida pelo lider. José Cardoso Cassandra

UMPP abertura do novo ano político da UMPP

Abertura do novo ano político da UMPP na comunidade de Aeroporto

Príncipe, 14/11/2012 – Sob o lema, Juntos Mudemos o Príncipe, o Lider da UMPP – União para Mudança e Progresso do Príncipe, José Cardoso Cassandra fez abertura do Ano Político e no seu discurso destacou os ganhos alcançados pelo Governo Regional ao longo dos últimos anos, o êxito da política de olhar para pessoa humana e os desafios que o Príncipe tem ainda pela frente.

“A nossa preocupação, desde o início é fazer política sempre tendo em conta a pessoa humana. Por isso, dentro do nosso campo de intervenção política e organizacional, estão direcionadas para esforços e formulação de políticas de educação, de modo a contribuir para assegurar plena cidadania e igualdade de oportunidade a todos os residentes no Príncipe, independentemente da sua origem social, económica ou de outra espécie. O Príncipe de hoje não é Príncipe de 6 anos atrás. O Príncipe está a crescer e é hoje mais ouvido e respeitado a nível nacional. E para o desenvolvimento do Príncipe, temos um Plano de Desenvolvimento Regional que suporta o caminho escolhido para o nosso futuro e a população residente no Príncipe tem um papel preponderante neste processo”, disse o presidente Cassandra .

UMPP abertura do novo ano político da UMPP

A UMPP  oferece estímulo aos mais antigo e os mais detacado da União

Para mundança e progresso do Príncipe, o Governo Regional implementou políticas e definiu a Educação e a Infra-estruturação como prioridades. Assim sendo, foram erguidas em todas as zonas satelites da região e algumas comunidades do interior um parque pré-escolar, totalizando 13 jardins e creches que pudesse nesse nível de ensino proporcionar a todas as crianças da nossa ilha, o Direito a Educação. Além disso, a nível do ensino básico foi levado o 2º ciclo a todas as zonas satélites e a nível do ensino Secundário foi levado o primeiro ciclo as comunidades de Nova Estrela e Praia Ynhame. E também reforçou-se formações dos educadores, professores e a nível do ensino secundário construiu-se mais salas de aulas e cerca de 60 alunos seguiram para exterior para dar continuidade aos seus estudos, de forma a assegurar plena cidadania e igualdade de oportunidade a todos os residentes no Príncipe.

Outros ganhos alcançados pelo Governo Regional foi no âmbito da infra-estruturação, com extensão da rede elétrica a seis comunidades da região, reabilitação das estradas das zonas norte e sul da ilha e alguns troços da cidade de Sº António. Ganhos esses que veio contribuir para melhorias de condições de vida das pessoas.

“A UMPP surgiu essencialmente para mudar o Príncipe. E hoje estamos a ver que foi uma boa aposta, porque nós estamos buscar atender as primeiras necessidades básicas da população, no concerne a educação, saneamento básico, energia, água canalizada, saúde. Quando a UMPP, assumiu a governação da RAP, esses elementos básicos estavam ausentes, mas hoje a RAP já tem essas necessidades básicas atendidas, afirmou Francisco Gula, o secretário Geral da UMPP. ”

UMPP abertura do novo ano político da UMPP

Abertura do novo ano político da UMPP

O sector da Saúde também conheceu melhorias. Foi levado postos sanitários e comunitários para todas as zonas satelites do Príncipe, o Hospital Dr. Manuel Quaresma Dias da Graça também conheceu melhorias com formação dos enfermeiros, uma ambulancia nova e outros utensílios.

Outra grande conquista foi o reconhecimento internacional de São Tomé e Príncipe no Mapa Mundo, com a classificação da ilha do Príncipe a Reserva Mundial da Biosfera da Unesco. Sendo o principal critério para esta classificação o bom relacionamento entre a população local e o seu meio ambiente. Uma grande responsabilidade, onde todos os residentes no Príncipe, são chamados a dar a sua contribuição para a manutenção e o desenvolvimento desta Reserva da Biosfera do Príncipe. Por isso, o presidente do Governo Regional destacou durante o seu discurso a urgência de mudança de comportamento da população e aimportância de estarmos mais unidos e trabalhar. “Temos que estar unidos, temos que mudar de atitude e trabalhar mais para desenvolvimento da nossa ilha”, apelou o presidente Cassandra .

Todos os residentes no Príncipe, compartilham a idéia que a ilha do Príncipe parou de regridir e passou a construir a sua própria historia e trilhar um caminho que visa o desenvolvimento sustentável e responsável, mas ciente que isso só será possível com união e trabalho. “O Príncipe está a crescer. E para nossa ilha desenvolver como queremos, acho que temos que trabalhar mais. Com mudança de comportamento e união de todos, vamos conseguir mudar o Príncipe”, disse Lucessita Cassandra.

A abertura do ano Político da UMPP 2012/2013 foi asinalado com entoação dos hinos nacional e regional, atuação dos músicos da região, danças e apresentação dos grupos culturais.

Plácida Lopes

Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 011/ 013

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s