Comunidades de Ponta do Sol e Okê Daniel já beneficiam de energia eléctrica

Inauguração da rede eléctrica nas comunidades de Ponta do Sol e Okê Daniel

Inauguração da rede elétrica nas comunidades de Ponta do Sol e Okê Daniel

Príncipe, 21/11/2012 – O presidente do Governo Regional do Príncipe (GRP), Engº José Cardoso Cassandra inaugurou na segunda-feira a instalação da rede eléctrica nas comunidades de Ponta do Sol e Okê Daniel. Estas duas totalizam sete comunidades a serem beneficiadas com energia eléctrica, desde que o Governo Regional em 2006, criou o projecto de extensão da rede eléctrica para todo o Príncipe.

Um projecto que visa melhorar o nível de desenvolvimento humano, económico, social abrangente e sustentável. Segundo o presidente do GRP, valeu apena conquistarmos a indepêndencia e a autonomia, porque é graças a essas conquistas que estamos a ter resultados positivos para solução dos problemas das populações.

“Hoje é um grande dia para nós. Estamos a caminhar para 38 anos de independência, e que no final valeu apena conquistarmos essa independência, valeu a pena conquistarmos a nossa autonomia aqui para o Príncipe, é graça a essas conquistas que estamos a ter resultados palpaveis para solução dos problemas das populações, das crianças, dos idosos e dos cidadãos, enfatizou o presidente Cassandra.

Por outro lado, o presidente frisou a importância de energia para o desenvolvimento da ilha e apelou a população o uso racional desta infra-estrutura. “Nós estamos aqui a cumprir com mais uma promessa de trazer energia para estas duas comunidades. Energia é importante, porque só consiguiremos desenvolvimento atendendo as necessidas básicas das populações. Mas também, temos que fazer o bom uso de energia. Por isso, quero pedir-vos para não disperdiçar e usarem de uma forma racional a energia”.

Inauguração da rede eléctrica nas comunidades de Ponta do Sol e Okê Daniel

Inauguração da rede eléctrica nas comunidades de Ponta do Sol e Okê Daniel

Ponta do Sol e Okê Daniel são comunidades agrícolas em crecimento, situada a cerca de 9 km da cidade capital, Santo António com mais de 350 pessoas. Os maradores dessas comunidades congraturalaram com a chegada desta infraestrutura e manifestou alegria em novas oportunidades que a energia irá lhes proporcionar. “Estamos muito satisfeito por ter energia na nossa comunidade, porque a energia é a fonte de desenvolvimento, irá nos oferecer mais oportunidades de negócio, estar informados do que acontece no mundo e no país e vai nos permitir ter mais conhecimento”, disse o representante da comunidade, Manuel Morais todo contente.

A obra de eletrificação na Ponta do Sol e Okê Daniel está composta por uma linha eléctrica de média tensão com uma extensão de 800 metros, um posto de transformação com uma potência de 100 KVA e uma linha de baixa tensão com iluminação pública com uma extensão de 1300 metros.

Para permitir que todos tenham a oportunidade de fazer o contrato de intalação e beneficiar com a energia em suas casas, a empresa EMAE baixou o contrato de instalação de energia que era no valor de 1.675. 000,00 dobras para 950.000,00 dobras.

A primeira comunidade a ser beneficiada com energia eléctrica foi Porto Real, a seguir Bela Vista, Sundy, Azeitona, Abade e, por conseguinte, Ponta do Sol e Okê Daniel, além de, requalificação da rede da zona do Hospital Velho, que falta a entrega oficial. Segundo Jamil Cassandra, técnico das Infra-estruturas, Pincatê, Monta Alegre e São Joaquim são as próximas comunidades que estão em estudos para serem beneficiadas com energia eléctrica.

O orçamento proposto para o ano 2011/2012 para essas instalações de energia foi no valor de 17 mil milhões de dobras e o projecto está a ser executado pela empresa Cunha Soares que está a cumprir com o prazo de execução das obras.

Plácida Lopes

Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 011/013

 

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Comunidades de Ponta do Sol e Okê Daniel já beneficiam de energia eléctrica

  1. MANUEL MARIA SILVA diz:

    Tenho ai um filho, responsavel por esta obra ja concluida. È sempre bom, quando vemos que os nossos ainda que distantes de nós, estão a ser uteis a muita gente aumentando a sua qualidade de vida.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s