Faro cimenta cooperação com a região do Príncipe

Príncipe, 11/12/2012 – A cidade de Faro, geminada com a região autónoma do Príncipe, em São Tomé e Príncipe, desde 19 de novembro de 2008, tem vindo a cimentar essa relação com uma série de iniciativas.

“Na ótica de reforçar os laços de cooperação com este país e fornecer apoio nas áreas de maior necessidade, têm vindo a ser desenvolvidas um conjunto de ações de formação na área da proteção civil”, revela-se.

Nesse sentido, o serviço municipal de Proteção Civil e Bombeiros Sapadores de Faro acolheu, ao longo dos últimos cinco meses, quatro bombeiros provenientes da região do Príncipe, divididos em dois períodos distintos, com o objetivo de realizarem um estágio de dois meses com componente formativa.

Os bombeiros são-tomenses tiveram a oportunidade de aprender noções básicas de organização e relacionamento interpessoal, identificação de equipamentos e execução de manobras associadas aos mesmos e formação em áreas tão variadas como a eletricidade, a hidráulica, o salvamento, socorro e desencarceramento, entre outros procedimentos de segurança associados à profissão.

Paralelamente, a câmara de Faro quer enviar, no início de 2013, dois elementos da corporação de bombeiros à região do Príncipe, com o fito de poderem ministrar formação a um maior número de elementos.

Estamos a estudar a possibilidade de ceder uma viatura de bombeiros à corporação, uma vez que não possuem nenhuma na região”, anuncia a autarquia liderada por Macário Correia.

Até ao momento, já foram igualmente concretizados projetos de cariz socioeducativo, de que é exemplo o projeto «Baú encantado», que visou a angariação de material pedagógico, assim como alguma cooperação ao nível do desporto, tendo sido recentemente assinado um protocolo entre a Associação de Futebol do Algarve e a Associação Regional de Futebol da Ilha do Príncipe, com o objetivo de promover ações nos domínios da formação desportiva, do desporto escolar, intercâmbios e apoio técnico e institucional.

No dia 27 de dezembro, o presidente do governo regional do Príncipe, José Ramos Cassandra, visita Faro, para fazer o balanço das atividades desenvolvidas, visitar alguns setores da indústria e serviços da região e perspetivar as ações futuras no âmbito da geminação.

Fonte: Diárionline RS

Governo Regional do Príncipe – GRP
Assessoria de Comunicação Social
(239) 2251 011/ 013

 

Sobre Placida

Jornalista
Gallery | Esta entrada foi publicada em Uncategorized. ligação permanente.

2 respostas a Faro cimenta cooperação com a região do Príncipe

  1. Elias diz:

    Realmente Deus é que nos tem protegido de incêncdio no Príncipe, poque não adianta formação nenhuma, sem materiais para pôr em prática o que aprendemos.

    Espero que consiguimos pelo menos um espanta-boy.

  2. Papagaio diz:

    Eu bem que já sabia que este site censurava o comentário que contrariava o governo regional.
    Muito obrigado pelo vosso profissionalismo.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s